Entrevista Exclusiva com Dra. Ana Elisa Almeida: O Novo Horizonte da Medicina Veterinária e Zootecnia
São Luís, 13 de setembro de 2024 — O CRMV-MA anuncia o lançamento do novo quadro “Conversando Com o Veterinário/Zootecnista”. A iniciativa busca destacar e valorizar os profissionais que atuam na linha de frente da Medicina Veterinária e Zootecnia, compartilhando suas experiências e contribuições para o setor. Em uma reinterpretação do antigo Jornal do CRMV-MA, o quadro tem como objetivo oferecer um espaço para que os protagonistas dessas profissões possam contar suas histórias e oferecer insights valiosos para a comunidade.
E para marcar o início dessa série de entrevistas que prometem enriquecer o conhecimento e engajamento dos profissionais da área, o primeiro episódio está sendo publicado justamente na semana do Dia do Médico-Veterinário, comemorado em 9 de setembro. As entrevistas serão disponibilizadas na íntegra no site do CRMV-MA, e trechos selecionados serão divulgados nas redes sociais do Regional Maranhão.
Para inaugurar esta nova fase, conversamos com a Dra. Ana Elisa Almeida, médica-veterinária e presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Acompanhe a entrevista na íntegra:
CRMV-MA: Dra. Ana Elisa, é um prazer tê-la conosco para iniciar este novo quadro. Para começar, poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional?
ANA ELISA: Sou médica veterinária, graduada pela Universidade Federal da Bahia em 1985, professora titular aposentada pela mesma universidade onde me graduei e lecionei por 34 anos com muito orgulho.
Fui secretária-geral e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia por três mandatos. Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária e atualmente ocupo o cargo de presidente da entidade máxima da medicina veterinária e da zootecnia no Brasil.
CRMV-MA: Quais têm sido os principais desafios que você encontrou na liderança do CFMV?
ANA ELISA: Temos enfrentado e superado diversos desafios, incluindo a necessidade de otimizar processos internos, atualizar normativas para aprimorar a prática profissional dos médicos veterinários e dos zootecnistas, além de fortalecer a comunicação com esses profissionais e com a sociedade em geral.
CRMV-MA: Poderia compartilhar algumas das iniciativas e projetos que o CFMV tem desenvolvido sob sua liderança?
ANA ELISA: Temos muito orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo na nossa gestão no Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ao longo desses meses, apesar das adversidades, temos tido importantes realizações internas e externas. Aumentamos a nossa articulação institucional, descentralizamos as reuniões e as discussões que envolvem o sistema Conselho Federal ou Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.
Abrimos as portas do nosso gabinete, implantamos efetivamente uma gestão participativa, que abre espaço e ouve a categoria, os pares. Mudamos a nossos profissionais, para ouvi-los e mostrarmos a importância do Conselho. do corpo funcional dos conselhos.
Aprovamos e agora vamos iniciar o processo de unificação da identidade visual e marca única do sistema Conselho Federal, Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. E fomos reconhecidos com o Prêmio Nacional dos Conselhos Federais na categoria Plano de Integridade e Gestão de Riscos.
Este é um prêmio que reconhece as melhores práticas aplicáveis aos conselhos profissionais, ou seja, o importante indicativo de que estamos trilhando o caminho certo.
CRMV-MA: Qual é a sua visão para o futuro da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Brasil?
ANA ELISA: Tudo depende de uma série de variáveis, mas estamos certos de que o Conselho Federal vai continuar desempenhando o seu papel fundamental de disciplina e fiscalização da atividade profissional de médicos veterinários e zootecnistas.
Isto inclui a defesa dos interesses das profissões. Olhamos para o futuro pensando na marca que queremos deixar e o que queremos deixar é um legado para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o sistema como um todo, que este seja caracterizado por um compromisso contínuo com a excelência profissional, a inovação, a transparência e a defesa dos interesses da medicina veterinária, da zootecnia, da sociedade como um todo, dos animais e do meio ambiente. E, acima de tudo, temos a certeza que contribuímos para que a medicina veterinária e a zootecnia brasileira sejam reconhecidas social e politicamente pela importância e valor que têm.
CRMV-MA: Para finalizar, qual mensagem você gostaria de deixar para os médicos-veterinários e zootecnistas do Brasil?
ANA ELISA: Fui professora por 34 anos na Universidade Federal da Bahia e sei a importância de uma formação sólida para o exercício profissional. Então, quero dizer aos colegas que não desistam dos seus sonhos, que participem da vida do seu conselho e das outras entidades da medicina veterinária e da zootecnia. Que estamos de portas abertas para ouvi-los e juntos construirmos uma medicina veterinária e uma zootecnia cada vez mais forte. Um grande abraço!
Auditório do CRMV-MA homenageia o ex-presidente do CFMV, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida
O CRMV-MA agradece à Dra. Ana Elisa Almeida pelas palavras e por seu compromisso com a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Fiquem atentos ao nosso site e às redes sociais do CRMV-MA para acompanhar os episódios seguintes e muitos outros conteúdos interessantes.