CRMV-MA alerta sobre esporotricose em ciclo de debates promovido pelo MPMA
Atualizado em 11/04/2025 – 10:35am por Assessoria de Comunicação do CRMV-MA

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) participou, nesta quinta-feira (10), do II Ciclo de Debates da Causa Animal, promovido pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. O evento reuniu profissionais, gestores públicos e representantes de entidades profissionais para debater temas fundamentais relacionados à proteção e à saúde animal.
O CRMV-MA foi representado pelo presidente Licindo Rodrigues, que ministrou palestra no painel voltado à Esporotricose Animal — uma zoonose de relevância crescente, especialmente em áreas urbanas, e que afeta tanto humanos quanto animais. Em sua fala, o presidente destacou a importância do evento para a conscientização e o enfrentamento conjunto da doença:
“Hoje nós tivemos a oportunidade de trabalhar junto com o Ministério Público sobre a doença que está acometendo a sociedade ludovicense e, na verdade, a sociedade do país inteiro, que é a esporotricose — tanto a esporotricose humana quanto a esporotricose animal — e o seu potencial endêmico. Felizmente, conseguimos conversar de forma clara sobre a doença, suas complicações e os desdobramentos de tudo isso. Foi um evento que nos deu tranquilidade para esperar coisas melhores no futuro, bem mais próximas. ”
Também compuseram o painel a médica-veterinária Bimaura Serra, coordenadora da Sala de Apoio à Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e presidente da Comissão Técnica de Saúde Única do CRMV-MA; e a médica-veterinária Larissa Sarmento, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia e professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A mesa de discussão foi acompanhada por convidados especiais, como o presidente do CRMV-PI, Miguel Cavalcante, a vice-presidente do CRMV-MA, Márcia Baldez, além de profissionais da área da saúde, membros do MPMA e estudantes.
A participação do CRMV-MA reforça o compromisso da entidade com a promoção da Saúde Única — integrando saúde animal, humana e ambiental — e com o fortalecimento das ações interinstitucionais que visam à prevenção de zoonoses e à valorização da Medicina Veterinária como agente essencial na saúde pública.