O CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UEMA: 50 ANOS CONSTRUINDO UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL PARA OS ANIMAIS E PARA A SOCIEDADE!
Em 2024, o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) completa 50 anos de uma trajetória marcada por excelência, compromisso social e avanços notáveis na área da saúde animal.
O curso da Universidade Estadual do Maranhão foi a primeira escola de medicina veterinária do estado que foi fundada a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão, autorizada a funcionar pelo parecer do Conselho Federal de Educação nº 100/74, de 29 de outubro de 1974 e pelo Decreto nº 79.862, de 27 de julho de 1977, do Conselho Federal de Educação. Teve seu reconhecimento pelo C.F.E, através do parecer nº 7.154/78 e Decreto da Presidência da República nº 83.067, de 22 de janeiro de 1979.
Hoje, 14 de junho, o curso comemora cinco décadas de conquistas, são mais de 2.000 médicos veterinários formados, atuando em diversos setores, como clínica, saúde pública, pesquisa e produção animal, que vem contribuindo para o desenvolvimento do estado com impacto positivo na agropecuária, na saúde e na qualidade de vida da população maranhense.
O Curso de Medicina Veterinária é o único da UEMA com dois programas de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado e com conceito 4 no Enade, demonstrando a qualidade do ensino e a excelência da formação.
O médico veterinário não é somente responsável pela assistência clínica e cirúrgica de animais. A medicina veterinária também cuida de gente, embora muita gente não saiba disso, eles trabalham em muitos lugares e em diferentes áreas de atuações tais como: saúde pública, controle da qualidade de alimentos, esporte e na área ambiental.
Parabéns UEMA pelos 50 anos de Medicina Veterinária!
Por Dhawilla Fonsêca