ÚLTIMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA NO MARANHÃO
O Estado do Maranhão está na última etapa do processo de retirada da vacina contra a Febre Aftosa.
Nessa etapa está ocorrendo a última campanha de vacinação contra a aftosa e se dará no período de 01 a 30 de abril sem prorrogação.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão – AGED cumprindo o seu papel de defesa, mobilizou vários parceiros, todos com o mesmo objetivo: O maranhão livre da aftosa.
Uma das estratégias que a AGED adotou para promover a última campanha é a Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária que teve início no dia 19 de março e está percorrendo 13 municípios em regiões estratégicas levando uma estrutura móvel de serviços e informações com o objetivo de sensibilizar os produtores a vacinarem todos os bovinos e bubalinos, visando atingindo uma cobertura vacinal de 100% do rebanho maranhense.
A Caravana contra Febre Aftosa – Rota Agropecuária está percorrendo os municípios de: Imperatriz, Grajaú, Açailândia, Santa Luzia, Pinheiro, Mirinzal, Zé Doca, Viana, Caxias, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras e Bacabal.
O ponto alto da caravana será em Imperatriz, no dia 06 de abril, quando a AGED irá realizar a abertura oficial da última campanha de vacinação em território maranhense.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, parceiro da AGED, considera que a caravana é uma estratégia importante nesse momento, pois leva informação de forma ímpar aos produtores e nós não poderíamos estar ausentes, por essas razões unimos força e participamos de todos os eventos da Caravana e cumprindo a nossa função social unimos forças para divulgar informações e fortalecer a agropecuária em todo Estado do Maranhão.
O médico veterinário e o zootecnista desempenham papéis fundamentais na retirada da vacina no Estado do Maranhão e reconhecemos a força que o Governo Maranhense está fazendo para que possamos atingir esse nível que é de “LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO”.
Nesse contexto, temos que o médico veterinário é o profissional treinado para diagnosticar, prevenir e tratar doenças animais, incluindo entre elas a febre aftosa e durante a campanha de vacinação, todos esses profissionais se dedicaram ao máximo no desempenho das mais variadas funções para a realização dessa última campanha de vacinação, garantindo que os procedimentos sejam seguidos corretamente, garantindo uma entrega segura do produto esperado.
Este ano a campanha será realizada de 1º até 30 de abril de 2024 e diferente das anteriores, essa etapa de campanha não terá prorrogação de prazo.
Após vacinar seus animais, o produtor, deve fazer a comprovação da vacina no escritório da AGED onde a sua propriedade está cadastrada ou pode fazer através do site da AGED no menu do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA – até a data de 17 de maio.
O CRMV-MA parabeniza o Governo do Estado do Maranhão pelo esforço despendido e todos os médicos veterinários e zootecnistas pelo resultado atingido.
O MARANHÃO LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO !
Por Dhawilla Fonsêca