Plataforma para notificação de casos de esporotricose em São Luís já está disponível
Atualizado em 17/03/2025 – 12:28pm por Assessoria de Comunicação do CRMV-MA
São Luís, 25 de fevereiro de 2025 – Na reunião realizada no último dia 5, que reuniu médicos-veterinários atuantes em clínicas, hospitais, laboratórios particulares, além daqueles vinculados aos hospitais veterinários das instituições de ensino superior e ao Hospital Municipal Veterinário de São Luís, foram apresentadas à classe profissional atualizações importantes sobre o cenário epidemiológico da esporotricose animal no município.
Em resposta a esse cenário, a SEMUS está lançando uma plataforma digital para que os profissionais médicos-veterinários notifiquem os casos de esporotricose identificados na capital, com o objetivo de aprimorar o monitoramento e a gestão da zoonose, facilitando a comunicação entre os profissionais de saúde e os órgãos de vigilância.
Como funciona a plataforma:
- Cadastro Inicial: O primeiro passo para utilizar a plataforma é realizar um cadastro, que já está disponível por meio de um formulário online (ABAIXO).
- Validação do Cadastro: Após o envio do cadastro, ele será analisado e validado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVES), da SEMUS.
- Recebimento da Senha Provisória: Uma vez validado, o profissional receberá uma senha provisória por e-mail (informado no cadastro).
- Acesso à Plataforma: Com a senha provisória, o profissional deverá acessar a plataforma para notificar casos de esporotricose e proceder com a troca da senha para uma definitiva.
- Notificação de Casos: Após a troca da senha, a plataforma estará disponível para que os médicos-veterinários façam as notificações diretamente. Vale destacar que a plataforma só estará acessível após o feriado de Carnaval.
A estratégia visa fortalecer o combate à esporotricose em São Luís, garantindo que os médicos-veterinários, como profissionais de saúde, possam reportar casos de maneira ágil e eficiente. O CRMV-MA reforça a importância da colaboração de todos os médicos-veterinários no controle dessa zoonose e na proteção da saúde animal, humana e ambiental.
Para mais informações, os profissionais devem ficar atentos às atualizações nas plataformas oficiais do CRMV-MA.
Formulário para cadastro de usuário e plataforma de notificação da esporotricose
Assessoria de Comunicação do CRMV-MA.