Conversando com o Veterinário – Especial Dr. César Pires: A trajetória de um líder no Maranhão
São Luís, 27 de dezembro de 2024 – No “Conversando com o Veterinário” deste mês de dezembro, temos o prazer de receber César Henrique Santos Pires, mais conhecido como César Pires, um nome de grande destaque na política, na educação e na Medicina Veterinária do Maranhão. Natural de Codó, ele iniciou sua trajetória pública em 1995, quando foi nomeado reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), cargo que ocupou até 2002, período em que implementou importantes avanços na instituição.
Além de sua atuação como reitor, César Pires foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) entre 1985 e 1988. Sua carreira política começou em 2002, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2006, 2010, 2014 e 2018. Também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Educação entre 2009 e 2010.
Médico-veterinário de formação e ávido leitor, César Pires é um exemplo de dedicação ao conhecimento e ao fortalecimento das instituições nas quais atuou. Nesta entrevista, vamos explorar sua trajetória de vida pública e seu impacto no avanço da Medicina Veterinária e da educação no Maranhão.
Fique com a gente e acompanhe a história desse profissional multifacetado e influente.
Confira a entrevista completa:
CRMV-MA: Para uma pessoa que já ocupou tantos cargos importantes e teve experiências em diferentes áreas, gostaria de saber como tudo começou: como se deu o início da sua vida profissional e o que motivou sua escolha pela Medicina Veterinária?
CÉSAR PIRES: Minha trajetória profissional começou com a Medicina Veterinária, uma área pela qual sempre fui apaixonado, embora meu pai quisesse que eu seguisse a carreira de advogado. Comecei a estudar em diversas cidades, como Belém, Fortaleza e Rio Grande do Sul. Em 1981, me formei em (Medicina) Veterinária e nunca me arrependi dessa escolha. Durante minha carreira, fui reitor da UEMA, deputado estadual e secretário de Educação, e sempre levei a Medicina Veterinária como base do meu trabalho. Fui presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão e também contribuí para a implementação de diversas melhorias na profissão.
CRMV-MA: Já que você mencionou o CRMV-MA, como era o contexto da Medicina Veterinária quando você iniciou sua trajetória? Quais dificuldades você e seus colegas enfrentaram ao estruturar o conselho no Maranhão e como viu a evolução da profissão durante sua gestão (1985 – 1988)?
CÉSAR PIRES: Quando comecei minha carreira, o Conselho de Medicina Veterinária no Maranhão estava vinculado ao Ceará, e a minha primeira carteira foi emitida lá, mesmo eu tendo tirado a (carteira) do Maranhão. Naquela época, o CRMV-MA funcionava como um apêndice do Ceará. Conseguimos, então, criar e estruturar o conselho no Maranhão. Lembro que começamos com uma sede pequena e alugada, mas, antes de sair do cargo, consegui reformar uma sede própria, grande e equipada. Porém, a sede exigia um alto custo de manutenção. Mesmo assim, consegui entregar minha gestão com tudo pago. Naquele tempo, a fiscalização era difícil, pois o conselho não tinha carro, e precisávamos usar os carros dos próprios membros. As dificuldades eram muitas, mas o conselho evoluiu muito. Hoje, temos um sistema de fiscalização mais eficiente, e a profissão de médico-veterinário no Maranhão é mais reconhecida.
CRMV-MA: Além da questão da estruturação física do CRMV-MA, quais outras frentes foram consideradas prioridades em sua gestão?
CÉSAR PIRES: (Quando assumi o conselho) o foco foi a profissionalização da instituição. Implementamos a contratação de advogados, contadores e veterinários especializados para fiscalização. Além disso, começamos a interiorizar o conselho, levando a profissão de veterinário para outras cidades do Maranhão. No início, muitos não entendiam a importância da atuação profissional dos veterinários, mas com o tempo as pessoas começaram a compreender. Criamos a primeira filial do conselho em Imperatriz e começamos a pulverizar a informação sobre a importância da profissionalização da Medicina Veterinária. Antes, as pessoas desconheciam conceitos simples, como o princípio ativo dos medicamentos veterinários. Hoje, o cenário é bem diferente.
CRMV-MA: Você sempre foi reconhecido por suas apresentações e discursos inspiradores, além de ter sido deputado estadual por cinco mandatos e possuir uma trajetória notável na área da educação. Se pudesse resumir em uma palavra o segredo dessa trajetória, qual seria?
CÉSAR PIRES: A leitura. Eu sou formado em veterinária, mas poderia ser em economia, medicina ou qualquer outra área. O que realmente importa é buscar conhecimento, e a leitura é fundamental para isso. Quando entrei na universidade, meu objetivo era um dia ser reitor. Para isso, comecei a estudar sobre educação. E, quando ninguém falava sobre a educação a distância, eu criei o NEAD, que já formou mais de 20 mil alunos. Também criei um centro de atendimento para pessoas com deficiência na UEMA. Acredito que o ensino deve ser focado não só no conteúdo, mas na metodologia. Para ensinar, é necessário ter conteúdo e a capacidade de transmiti-lo de forma eficiente.
CRMV-MA: Que conselho o senhor daria para os jovens profissionais que estão começando agora?
CÉSAR PIRES: Depois de cinco mandatos consecutivos (como deputado estadual), acabei me afastando para cuidar das minhas fazendas em Santa Rita. Embora tenha sido uma decisão difícil, entendi que o tempo não pode ser recuperado. Se pudesse, teria investido mais na minha carreira pública. Aprendi a importância de aproveitar o tempo e de me reeducar constantemente. No entanto, nunca é tarde para crescer. Aos 68 anos, tenho 35 (anos) de vida pública, o que representa mais tempo do que a maior parte das pessoas da minha geração. Isso me ensina que, acima de tudo, a educação e a leitura são essenciais para quem deseja evoluir e fazer a diferença.
César Pires é um verdadeiro exemplo de como a perseverança e o amor ao trabalho podem transformar realidades. O CRMV-MA agradece imensamente pela sua contribuição a tantas áreas vitais para o desenvolvimento do Maranhão e por compartilhar conosco sua visão sobre a importância da educação e da profissionalização no Brasil.
📢 Não esqueça de seguir o CRMV-MA nas redes sociais para mais conteúdos! Até a próxima!